Cicatrização Rápida

Geral

a. O que é a Cicatrização húmida de feridas?

A cicatrização húmida nasceu em 1962, quando George D. Winter descobriu que a epitelização, processo de cicatrização da ferida, é duas vezes mais rápida num ambiente húmido do que sob uma crosta. Hoje, o princípio da cicatrização húmida é geralmente aceite no campo profissional, em que muitos produtos têm sido desenvolvidos para a cicatrização de feridas crónicas através da terapia da ferida húmida.

b. Como é que a cicatrização húmida de feridas ajuda a cicatrizar de forma rápida?

Encobrir uma ferida com um produto de cicatrização húmido proporciona um clima que será óptimo que irá...

• proporcionar as condições favoráveis para a cicatrização da ferida (epitelização), a formação de tecido novo e do sistema imunitário
• deixar o processo de cicatrização intacto e garantir uma cicatrização mais rápida
• prevenir a formação de crosta e reduzir a probabilidade de formação de cicatrizes

 

Permitir que as feridas cicatrizem num ambiente húmido tem muitos benefícios. As três principais vantagens são:

1. Optimização do processo de cicatrização de feridas.
A Terapia húmida de feridas ajuda a criar e a manter as condições ideais para a cicatrização de feridas e o crescimento celular. O exsudato da ferida actua como um meio de transporte para muitas moléculas bioactivas que garantem um novo tecido para se formar. As células vão crescer, dividir e migrar de forma aumentada para optimizar o processo de cicatrização da ferida.

2. Uma cicatrização mais rápida.
Estudos clínicos comprovam que o processo de cicatrização é mais rápido num ambiente húmido*.

*Wigger-Alberti W. et al, Journal of Wound Care 2009.; 18 (5), p. 208-14.

Como são criadas óptimas condições, o ritmo de crescimento celular e a formação de novo tecido é aumentado, o que acelera a cicatrização de feridas em até 50%!

3. Prevenção de cicatrizes.
No ambiente húmido, não se formam crostas, que inibem a formação de tecido novo. O processo de cicatrização da ferida sem crosta permanece intacto, a probabilidade de cicatrizes é reduzida e resulta em melhores resultados cosméticos.

a. O que é?

Os hidrocolóides são gelificantes e agentes de estabilização, capazes de absorver a água e o fluido da ferida. Devido à sua elevada capacidade de retenção de água (mesmo sob pressão) o excesso de fluido da ferida é bloqueado. Assim, os pensos hidrocolóides levam a que o líquido da ferida forme um gel que produz um ambiente húmido que facilita a cicatrização mais rapidamente.

b. Como actura?

Hansaplast SOS Penso para Bolhas com a tecnologia hidrocolóide, garantem a cicatrização de feridas mais rápido através de um ambiente húmido que optimiza a cicatrização de feridas e reduz o risco de cicatrizes. Além disso, amortecem a ferida e aliviam a dor e a pressão. A matriz de hidrocolóide é muito flexível, impermeável mas respirável e permeável ao vapor de água e muito bem tolerado pela pele sensível.