Para o alívio da dor muscular e lombalgia.
PARA UM ESTILO DE VIDA MAIS ACTIVO E EM FORMA
Pronto, preparado, comece a iniciativa Hansaplast
porque ser mais activo e estar mais em forma vão ajudá-lo a reduzir as doenças e a dor.
“MAIS ACÇÃO - MENOS DOR” co-fundador e presidente, especialista
ortopédico Dr. Gerd Müller diz: Menos desculpas - comece já a mexer-se!
Seja proactivo com a sua saúde
Em colaboração com o Dr. Gerd Müller, ortopedista e médico-chefe no reconhecido centro para as costas em Hamburgo “Am Michel”, Hansaplast desenvolveu a iniciativa MAIS ACÇÃO MENOS DOR com o objetivo não só de aliviar as dores a curto prazo mas com o intuito de motivar as pessoas a serem mais proactivas com a sua forma física e dores a longo prazo. Como? Com exercício adequado.
VAI ALIVIAR E
PREVENIR AS DORES
A LONGO PRAZO.”A abordagem holística do programa é feita à medida tendo em conta os estilos de vida modernos de hoje em dia.
A sua especialidade é em medicina do desporto, tratamentos de prevenção, dores nas costas e pescoço e reabilitação de doenças musculares e ósseas. Outra especialidade é a gestão de dores multidisciplinares e gestão da saúde ocupacional. Ele também foi Co-Presidente da EU Commission for Back Pain.
A INICIATIVA HANSAPLAST QUE O VAI FAZER MEXER!
O conceito de actividade gradual
Hansaplast, como expert nas soluções e tratamentos contra a dor, aceitou o desafio.
Em colaboração com o Dr. Gerd Müller, ortopedista e médico-chefe no reconhecido centro para as costas em Hamburgo “Rückenzentrum am Michel”, desenvolveu a iniciativa “MAIS ACÇÃO - MENOS DOR” baseada no conceito de actividade gradual.
O objectivo do programa “Mais Acção, Menos Dor” é:
Fazê-lo voltar a estar em forma para o seu dia-a-dia!
Actividade gradual para ficar mais em forma
Portanto, estar inativo ou não fazer exercício físico durante muito tempo nunca é uma boa ideia, mesmo quando lhe dói as costas.
CONTA O SEU
ESTADO FÍSICOPor isso é que eu escolhi participar e ajudar a desenvolver a iniciativa Hansaplast Mais Acção - Menos dor, que consiste num programa feito à medida de actividade física baseado no conceito de actividade gradual(começando muito devagar e aumentado o ritmo ao longo do tempo), ao mesmo tempo que se incorpora os produtos especializados Hansaplast para alívio e tratamento de dor. Vamos começar!”
Significa começar tendo em conta o estado físico em que se encontra e desenvolver a forma ao longo do tempo. Uma rotina de exercício baseada em actividade gradual evita sempre os extremos, o que é a chave para: os que evitam exercício físico(gostam mais de ficar no sofá e fugir ao exercício) e os que vão até aos seus próprios limites no que toca a exercício físico. O conceito da actividade gradual é, portanto, baseado em sessões de exercício com uma quantidade definida de repetições ou tempo, que se desenvolve e aumenta lentamente. Isto evita os ciclos de “excesso-quebra” do exercício em excesso ou da sua ausência total com medo de dor.
QUALQUER ACTIVIDADE FÍSICA É MELHOR DO QUE NENHUMA!
Analise o seu estado físico e comece por aí. O poder é seu.
Um erro comum: algumas pessoas pensam que ter dores nas costas impossibilita fazerem exercício ou serem fisicamente activas. Na maior parte dos casos, evitar actividade física apenas irá aumentar as dores e piorar a sua condição. Porquê? Porque o seu corpo ira reagir de forma a diminuir os tecidos musculares e massa óssea o que o leva a mais rigidez e sofrimento, aumentando a dor.
Irá sentir dor quando a capacidade física do seu corpo não acompanha as suas necessidades para o dia-a-dia ou tarefas. Em vez de evitar o que tem a fazer, é melhor aumentar as suas capacidades.
Portanto, o truque é manter-se sempre activo, e trabalhar na sua forma física de forma gradual e contínua(sim, mesmo que tenha sofrido alguma lesão). Até ganha a nível psicológico: o seu corpo irá produzir hormonal que reduzem a dor e melhoram o seu estado de espírito. “Pessoas que percebem que podem fazer muito mais pela sua forma física para prevenirem dores e tensões, vão sentir menos dor” diz o Dr. Müller. Você é responsável pela sua saúde, seja proactivo a defendê-la.
TRÊS PASSOS PARA FICAR EM FORMA
1. Avalie o seu estado físico
Algumas pessoas sobrevalorizam-se e vão longe demais. Quando sentem dor, pensam que é o corpo a não cooperar. Perdem interesse na actividade. Estes são os campeões-extremos. Os medrosos têm medo de sentir dor ou danificar algo no seu corpo. Os dois definem prioridades diferentes - mas, mais tarde ou mais cedo, o corpo irá definir correctamente as suas próprias prioridades…! Portanto, quanto mais cedo perceber o quão importante a actividade física é, melhor.
2. Faça algo que queira cumprir
3. Faça-o com regularidade
Fortaleça o seu corpo gradualmente e aumente lentamente o seu ritmo… Com ênfase do “aumente” para os medrosos e um ênfase no “gradualmente” para os campeões. A intensidade é a chave.
Trabalhe, também, contra as suas preferências:
Para além de fazer um exercício que goste e que se sinta bem a fazê-lo, é importante focar-se nas suas fraquezas em vez de se focar nos seus pontos fortes.
Existem alguma coisas que pode fazer no seu dia-a-dia. Para prevenir músculos doridos ou tensos, dependendo do seu estilo de vida.
MEXA-SE! - DICAS SIMPLES PARA INTRODUZIR NO SEU DIA-A-DIA
Dicas para quem Trabalhadores de Escritório
- Sentar-se Dinamicamente
Mude a sua posição de estar com regularidade. Estique as suas pernas, sente-se direito e estique a sua coluna, incline-se para trás... experimente e vai perceber que tem muitas formas de o fazer. - Falar ao telefone com auriculares vai relaxar as suas costas, pescoço e ombros.
Você é daqueles que aperta o seu receptor ou telefone entre o pescoço e os ombros? Não o faça, pois isso pode levar a tensão unilateral. - Faça exercício durante o dia
Pressione as duas mãos e os braços sobre os braços de sua cadeira e pressione para cima para esticar os braços. Isto irá descomprimir a coluna vertebral e conduzir a uma maior mobilidade na área do pescoço e dos ombros.
Dicas para Seniores
- Seja activo
É a continuidade que conta - permanecer activo regularmente e tentar fazer exercício três vezes por semana, durante 30 minutos. - Continuidade conta
Tentar voltar ao seu antigo nível de aptidão física depois de sofrer uma lesão ou doença. Seja paciente, pois a construção de tecido muscular pode durar entre três a seis meses. - Construir confiança
Treinar o seu equilíbrio, o que também é importante como prevenção de quedas que podem facilmente levar à lesão óssea grave. Um exercício fácil: ficar apoiado numa só perna enquanto lava os dentes. Leve a um nível mais difícil fechando os seus olhos enquanto o faz.
Dicas para Atletas
- Variedade
Tentar treinar igualmente todas as suas habilidades físicas no seu treino, praticando resistência(cárdio) e exercícios de flexibilidade. Um treino monótono não vai treinar todos os grupos musculares ou ligamentos. - Bons sapatos
São essenciais porque a estabilidade dos seus tornozelos e joelhos vai até à sua coluna. O calçado certo pode, portanto, ajudar a prevenir a dor e a marcha ou postura erradas durante o exercício. - Tempo de regeneração
Permita que os seus músculos se regenerem depois de sessões de treino esgotantes e deixe-os fazer uma pausa de dois a três dias. Beba sempre água suficiente e faça uma dieta rica em carboidratos, bem como proteínas.
Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para Contact.lisbon@beiersdorf.com. Leia atentamente as instruções de utilização nas embalagens dos produtos.