Cicatrização Rápida

O que é a Cicatrização húmida de feridas?

A cicatrização húmida nasceu em 1962, quando George D. Winter descobriu que a epitelização, processo de cicatrização da ferida, é duas vezes mais rápida num ambiente húmido do que sob uma crosta. Hoje, o princípio da cicatrização húmida é geralmente aceite no campo profissional, em que muitos produtos têm sido desenvolvidos para a cicatrização de feridas crónicas através da terapia da ferida húmida.

Como é que a cicatrização húmida de feridas ajuda a cicatrizar de forma rápida?

Encobrir uma ferida com um produto de cicatrização húmido proporciona um clima que será óptimo que irá...

• proporcionar as condições favoráveis para a cicatrização da ferida (epitelização), a formação de tecido novo e do sistema imunitário
• deixar o processo de cicatrização intacto e garantir uma cicatrização mais rápida
• prevenir a formação de crosta e reduzir a probabilidade de formação de cicatrizes

 

Permitir que as feridas cicatrizem num ambiente húmido tem muitos benefícios. As três principais vantagens são:

1. Optimização do processo de cicatrização de feridas.

A Terapia húmida de feridas ajuda a criar e a manter as condições ideais para a cicatrização de feridas e o crescimento celular. O exsudato da ferida actua como um meio de transporte para muitas moléculas bioactivas que garantem um novo tecido para se formar. As células vão crescer, dividir e migrar de forma aumentada para optimizar o processo de cicatrização da ferida.

2. Uma cicatrização mais rápida.

Estudos clínicos comprovam que o processo de cicatrização é mais rápido num ambiente húmido*.

*Wigger-Alberti W. et al, Journal of Wound Care 2009.; 18 (5), p. 208-14.

Como são criadas óptimas condições, o ritmo de crescimento celular e a formação de novo tecido é aumentado, o que acelera a cicatrização de feridas em até 50%!

3. Prevenção de cicatrizes.

No ambiente húmido, não se formam crostas, que inibem a formação de tecido novo. O processo de cicatrização da ferida sem crosta permanece intacto, a probabilidade de cicatrizes é reduzida e resulta em melhores resultados cosméticos.

O que é?

A compressa com Creme Cicatrizante, foi desenvolvido com o know-how de pesquisa Beiersdorf e em colaboração com o laboratório de pesquisa Eucerin*. O Creme Cicatrizante contém vaselina, parafina líquida, parafina sólida e lanolina, não contem perfume, nem conservantes e é muito agradável à pele. O Creme Cicatrizante apoia a cicatrização húmida que permite uma cicatrização mais rápida. É recomendado por dermatologistas em todo o mundo e a sua eficácia foi clinicamente comprovada.**

* Mills OH et al. Journal of New Developments in Clinical Medicine. 1993:151-6.
** Kuhlmann M et al. Poster presented EADV 2009, Berlin, Germany

Como funciona?

Hansaplast Creme de Cicatrizante é o primeiro penso que oferece uma solução conveniente. O Creme de Cicatrizante cria uma camada protectora que cria as condições ideais de cicatrização de feridas húmidas para uma melhor cicatrização. Dadas estas condições, a cicatrização é acelerada; o processo de cicatrização é suportado melhor do que com um penso normal e a probabilidade de cicatriz é reduzida.