Ácido Salicílico

O que é?

O Ácido Salicílico é um ingrediente activo utilizado no Hansaplast Penso para Calos. O ácido salicílico é um ingrediente bem estabelecido e aceite para o tratamento de calosidades e calos. Amolece a camada calosa da pele, assim como o epitélio córneo (o núcleo do calo) e interage com os constituintes celulares e substâncias intercelulares da camada externa da pele para libertar as células epiteliais (corneócitos).

Princípio activo

O efeito de ácido salicílico encontra-se nas camadas superiores da pele. O ácido actua libertando a estrutura intercelular, que mantém juntas as células córneas no calo. Isto leva a um aumento da hidratação, o que faz com que o calo inche, e suavize (um processo denominado de acção queratolítico) – desta forma, a remoção mecânica das células da pele é facilitada o penso que deve ser aplicado na pele seca, limpa e usado durante dois dias. Os resultados mostram que após 4 dias, pode remover o calo. Mais informações, clique aqui.

O que são os calos?

A pele é constituída por várias camadas. A camada externa funciona como uma barreira protectora para as camadas mais profundas e sensíveis da pele. Se a pele estiver exposta a pressão ou fricção permanente, reage criando uma camada exterior, formando a calosidade. Se a pressão persistir, a calosidade pode formar um calo com um núcleo duro que atinge a pele mais profunda e sensível, causando a dor.

Casuas dos calos

A pressão pontual é uma das principais razões para o desenvolvimento dos calos. A pressão exercida sobre os pés, sobretudo na pele do lado de fora, que enfrenta a resistência dos ossos do corpo, combinada com fricção, por exemplo, quando os dedos esfregam contra o calçado. Assim, as principais causas de calos são o calçados mal ajustado, meias apertadas, estar muito tempo de pé, pés chatos, anormalidades ósseas e movimento de andar anormal.