SOS Queimaduras
Queimou-se? Saiba como eliminar o calor e cicatrizar a pele o mais rápido possível.

SOBRE

As queimaduras são desagradáveis e podem ocorrer facilmente ao cozinhar, ao fazer um churrasco, ou quando se trabalha com o fogo.

Queimaduras do primeiro ao terceiro grau:

Queimadura de primeiro grau (superficial): este é o grau mais leve de queimaduras que pode sofrer e afecta apenas a epiderme. A área queimada é vermelha, um pouco inchada, dolorosa, seca e sem bolhas. A queimadura solar leve é um exemplo. São raros os danos de longo prazo provocados por estas queimaduras.

Queimadura de segundo grau: estas queimaduras envolvem a epiderme e a parte da camada de derme subjacente da pele. A área queimada é vermelha, com bolhas, inchada e dolorosa.

A QUE PROFUNDIDADE É A PELE AFECTADA?Queimadura de terceiro grau: as queimaduras de terceiro grau destroem a epiderme, a derme e também podem danificar os tecidos subcutâneos subjacentes, como os ossos, músculos e tendões. As queimaduras são brancas ou carbonizadas. Não há sensação na área danificada, visto que as terminações nervosas são destruídas.

Secção transversal de pele saudável; © Hansaplast
Secção transversal de uma queimadura (do primeiro ao terceiro grau) © Hansaplast
Voltar ao topo

TRATAMENTO

Pode queimar-se facilmente, seja a causa um incêndio ou uma fonte de calor em casa. Saiba o que fazer, excepto se for uma queimadura de terceiro grau, causada por produtos químicos ou uma grande área tenha sido afectada. Nestes casos consulte imediatamente um médico.

3 passos para o tratamento de queimaduras e escaldões

Arrefeça a área queimada ou escaldada com água fria corrente, pelo menos durante 10 minutos ou até a dor desaparecer. Não aplique gelo. O arrefecimento da queimadura com água é uma técnica conhecida para aliviar a dor e reduzir o inchaço da pele, bem como a formação de bolhas.

Seque a área afectada suavemente e com cuidado.
Aplique Hansaplast SOS Penso Queimaduras se precisa de um curativo - arrefece instantaneamente, protege e hidrata a ferida, reduz o risco de cicatrizes e permite que a queimadura cicatrize mais rápido.

ATENÇÃO! Nunca coloque gordura ou manteiga nas queimaduras ou remova qualquer coisa que esteja presa à pele, como roupas. Quando tiver dúvidas, pergunte ao seu médico.

Dica Extra - SOS Penso Queimaduras

SOS Penso Queimaduras com a sua almofada de hidrogel suave arrefece a ferida imediatamente e proporciona um alívio imediato da dor. Outro benefício: a ferida está bem protegida contra influências externas, como puxões, pressão, impurezas e infecção."

“AO USAR UM PENSO ESPECIALMENTE DESENVOLVIDO
PARA QUEIMADURAS AJUDARÁ TAMBÉM
A REDUZIR A DOR.”
No caso da formação de bolhas e pele danificada, o hidrogel oferece condições de cicatrização de feridas húmidas e previne a formação de crosta. Investigações clínicas demostraram que as feridas cicatrizam mais rapidamente num ambiente húmido e a probabilidade de deixarem cicatrizes é reduzida. Veja também: cicatrização de feridas húmidas.
Carsten Hartkopf, Research & Development, Beiersdorf AG

Quando procurar aconselhamento médico:

  • Mesmo nas queimaduras de primeiro e segundo grau deve procurar aconselhamento médico se a área queimada for grande ou, se após o alívio da dor inicial, a área queimada mostra sinais de infecção, tais como vermelhidão, calor, inchaço, dor, comichão ou ardor.  

  • Além disso, é necessário atenção médica se uma criança é queimada, se a queimadura for em partes sensíveis do corpo, como por exemplo o rosto, ou se tiver perguntas ou preocupações.

  • Para queimaduras de terceiro grau deve procurar de imediato ajuda médica.

 

Voltar ao topo

SOLUÇÕES

O cuidado adequado com estes produtos vai ajudar a sua pele a recuperar e a ficar novamente saudável e intacta.

queimaduras

 

Voltar ao topo

PREVENÇÃO

Prevenir Queimaduras e Queimadelas

Dos muitos tipos de queimaduras que podem acontecer em casa, as queimadelas podem ser as mais inesperadas. As crianças têm a pele mais fina do que os adultos e são mais propensas a ficar com queimaduras graves de líquidos quentes. Cuidados simples podem protege-la a si e a sua família.
  1. Nunca aqueça biberons no microondas; eles podem aquecer de forma irregular e podem queimar a boca do seu bebé.
  2. Tenha cuidado ao manusear panelas, tachos e tampas de panelas com líquido em ebulição. O vapor pode facilmente queimar o pulso e as mãos.
  3. É uma boa ideia virar as assas das panelas para a parte detrás ou do centro do fogão, para que as crianças não toquem nem virem as panelas.
  4. Mantenha líquidos quentes como sopa, café ou chá longe da borda de balcões e mesas.
Se ocorrer uma queimadura, siga os passos de tratamento e mantenha a ferida coberta para que tenha as condições ideias de cicatrização de feridas húmidas e cicatrize correctamente. Além disso, se uma bolha aparecer, não a rebente.
Voltar ao topo

Consulte sempre um médico se a ferida é profunda, sangra ou apresenta sinais de infecção como vermelhidão, inchaço ou calor.
Procure igualmente ajuda médica, se não for capaz de limpar a ferida correctamente.
No caso de ter diabetes, deve ter especial cuidado com a ferida. Discuta sempre todas as suas preocupações com o seu médico e/ou podólogo, mesmo para o tratamento de pequenas feridas na pele - especialmente nos pés.
 
Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima dadas, substituem os conselhos médicos. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos. Importante: consulte um profissional de saúde em caso de incerteza sobre o correcto tratamento do ferimento.
 
As informações fornecidas através deste site não devem ser usadas para diagnosticar ou tratar um problema de saúde ou doença. Não é um substituto para o cuidado profissional ou aconselhamento. Se tiver ou suspeitar de um problema de saúde, deve consultar o seu médico. Nunca dispense o aconselhamento médico ou demore a procurá-lo, devido a algo que tenha lido neste site.

Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para Hansaplast.pt@Beiersdorf.com. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos.