idosa numa consulta com a médica

Feridas cirúrgicas

O cuidado de uma ferida pós-cirúrgica é fundamental. Saiba como manter a sua ferida limpa, protegê-la eficazmente e prevenir infeções.

Condições das feridas cirúrgicas

As feridas cirúrgicas são incisões realizadas em contexto médico. Estão geralmente fechadas com suturas, mas ainda requerem os cuidados corretos após a saída do hospital.
Voltar ao topo

Tratar as feridas cirúrgicas em 3 passos

De forma a cuidar da sua ferida cirúrgica pós-operação, siga as instruções do seu médico. Alinhado com o que lhe disser, aplique também estes três passos rápidos e fáceis para assegurar uma recuperação acelerada e segura.
  1. 1. Limpar

    Se recomendado pelo seu médico, deve manter a sua ferida pós-cirurgia limpa e desinfetada. Sugerimos a colocação do Spray para Feridas Hansaplast que promove uma limpeza anti-sética das feridas, protegendo-a de infeções. 
    Spray para feridas Hansaplast
  2. 2. Proteger

    Proteja a sua ferida pós-operatória da sujidade e bactérias para permitir uma cicatrização sem perturbações. Após limpar e secar gentilmente a pele, use os Pensos Hansaplast esterilizados XL ou XXL ou compressas esterilizadas para proteger feridas maiores. Para proteger a sua ferida da água, use Pensos Hansaplast esterilizados Proteção Água XL ou XXL. Aprenda mais sobre como proteger feridas de grande dimensão aqui.
    Hansaplast Sensitive 8x10
  3. 3. Curar

    Para garantir uma recuperação mais rápida e ajudar na cicatrização, aplique uma camada fina de Pomada para a Cicatrização das Feridas Hansaplast, de acordo com as recomendações do seu médico, uma ou duas vezes por dia. Continue a usar até a sua ferida pós-operatória estar completamente curada.
    Pomada para a Cicatrização de Feridas Hansaplast
Voltar ao topo

Quanto tempo demora o processo de cura?

Seguindo todos os procedimentos, o seu cirurgião vai usar suturas ou cola cirúrgica de forma a fechar a ferida. Dependendo da área da ferida e do corpo, as suturas são removidas após 5 a 14 dias. Os cuidados a ter, de acordo com as recomendações do médico, são importantes até a ferida pós-operatória ter recuperado completamente. Este tempo também depende do tamanho da ferida e da sua localização. Algumas doenças, como os diabetes, ou até a idade, podem influenciar o processo de recuperação - pacientes mais velhos podem precisar de mais tempo para recuperarem as suas feridas.
Voltar ao topo

Infeção de ferida cirúrgica

Como com qualquer outro tipo de ferida, é importante observar o processo de cicatrização e verificar se existem sinais de infeção após a cirurgia. Contacte o seu médico imediatamente se experienciar vermelhidão excessiva, inchaço à volta das feridas e suturas, se a ferida estiver quente, ou se sentir algum odor desagradável. Apesar de ser possível sentir alguma dor após a cirurgia, dor adicional pode indicar uma infecção na ferida. Use Pensos Sensitive Anti-Bacterianos para proteger a ferida e prevenir infeções através da nossa Silver Technology.
Voltar ao topo

Feridas cirúrgicas e cicatrizes

A cicatrização pode ocorrer no fim de um processo de cura de lesões que afetam a epiderme e a derme, sendo reparado por grandes quantidades de colagénio. Para ajudar a reduzir as cicatrizes, siga os seguintes conselhos:

Woman’s abdomen featuring faint caesarean scar
  1. Ajude a prevenir infeções, mantendo a ferida limpa.
  2. Proteja a ferida cobrindo-a com uma compressa ou penso.
  3. Evite o sol e o solário, porque pode mudar a estrutura e a cor de cicatrizes recentes.
  4. Não exponha a sua ferida a temperaturas extremas como sessões de sauna.  
  5. Use roupa larga para prevenir irritações e o piorar da lesão.
  6. Evite tensão proveniente do exercício ou de outras atividades físicas. 

O seu médico vai aconselhá-lo acerca de como tratar as suas feridas cirúrgicas, dependendo da sua situação. Saiba mais aqui sobre formação de cicatrizes, como as prevenir de se formarem e como tratar cicatrizes já existentes.

Voltar ao topo

Consulte sempre um médico se a ferida é profunda, sangra ou apresenta sinais de infeção como vermelhidão, inchaço ou calor.

Procure igualmente ajuda médica, se não for capaz de limpar a ferida corretamente.

No caso de ter diabetes, deve ter especial cuidado com a ferida. Discuta sempre todas as suas preocupações com o seu médico e/ou podólogo, mesmo para o tratamento de pequenas feridas na pele - especialmente nos pés.

Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima dadas, substituem os conselhos médicos. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos. Importante: consulte um profissional de saúde em caso de incerteza sobre o correcto tratamento do ferimento.

As informações fornecidas através deste site não devem ser usadas para diagnosticar ou tratar um problema de saúde ou doença. Não é um substituto para o cuidado profissional ou aconselhamento. Se tiver ou suspeitar de um problema de saúde, deve consultar o seu médico. Nunca dispense o aconselhamento médico ou demore a procurá-lo, devido a algo que tenha lido neste site.

Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para Hansaplast.pt@Beiersdorf.com. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos.