Está a passar por uma fase difícil?
Aprenda a transformar os pés com pele seca e áreas calejadas em pés macios e saudáveis, prontos a serem exibidos.
Um calo (substantivo médico) é uma extensa área espessa de pele, principalmente nas solas e calcanhares dos pés. O calo forma-se onde a pele é exposta à pressão e fricção durante bastante tempo. A camada exterior da pele, a epiderme, reage através da construção e da formação de pele em camadas (termo médico: hiperqueratose).
Ocorrem, principalmente, na sola do pé (as palmas das mãos e os dedos também podem ser afectados) e é visualmente espesso e amarelado. Na maioria dos casos, é indolor. Uma vez exposta a uma pressão excessiva e constante, pode piorar e rachar. A pouca ou média formação de calos é nada mais que um problema estético; especialmente quando usa sapatos abertos. No entanto, a espessura das áreas afectadas pode levar à formação de calos dolorosos e incómodos.
"Existe uma linha ténue entre a questão estética e o incomodo."
O estrato córneo é a camada mais superficial da epiderme. Entre as células cornificadas (corneócitos) encontram-se os lipídos epidérmicos. A camada córnea - especialmente no terço inferior - forma a barreira de permeabilidade, que é verdadeira barreira da pele contra factores exógenos e a perda de água endógena.As medidas necessárias para suavizar os pés calejados e secos são fáceis - especialmente se começar com a cicatrização! Depois, o segredo é a manutenção.
O aumento da espessura da pele é uma protecção normal da pele contra a fricção, pressão e outras formas de irritação, mas também pode provocar calos e calosidades nas mãos e nos pés. Deve ter um cuidado constante e regular, bem como suavizar as áreas afectadas com produtos que contenham ingredientes eficazes, tais como a ureia, que ajuda no calo em questão e a livrar-se desta condição ao longo do tempo.
Mergulhe os pés secos em água morna e sabão (use um sabão especial para os pés ou produtos leves) durante quinze a vinte minutos. Isto ajudará a suavizar a pele calejada dos pés para facilitar a remoção...
Use um produto especialmente desenvolvido para o cuidado do pés ou pedra-pomes, para esfregar as áreas ásperas da pele seca dos pés. Tenha cuidado para não remover muito - toque nos pés de vez em quando para ter a certeza. Concentre-se na sola dos pés, bem como as bordas de pés e calcanhares, pois são as áreas mais afectadas por calos e é onde a pele é mais seca.
Quando estiver feliz com os resultados, enxague e seque os pés completamente.
„Um cuidado intensivo através de ingredientes eficazes irá regenerar a pele seca e áspera.“
Hidrata mesmo a pele muito seca, tornando-a macia e suave novamente. Ajuda igualmente a aumentar a capacidade da pele para armazenar hidratação e estabiliza a função barreira natural da pele. O resultado: mesmo a pele muito seca torna-se mais suave e impede a formação de novas áreas calejadas.Produtos especiais irão ajudá-la a lidar com os calos e a livrar-se de áreas ásperas e a suavizar
os pés. Remover, proteger e hidratar!
Os cremes para os pés com ingredientes hidratantes especiais, tais como a ureia (como por exemplo, Hansaplast Pés Macios), vai ajudar a reter a hidratação e a regenerar as áreas de pele seca e áspera. Dica: Use como uma máscara para os pés antes de ir para a cama: aplique uma quantidade generosa de creme, cubra com uma meia e deixe o creme actuar durante a noite.
Para evitar que os pensos para os calos a façam andar desconfortavelmente, use produtos específicos, tais como Hansaplast Almofada Protectora para Calos ou Penso para Calos, que irão proteger as áreas afectadas contra a pressão dolorosa.