Como colocar
uma ligadura

Dores ou lesões devem estar definitivamente controladas
quando pratica exercício: descubra o que as compressas
e ligaduras podem fazer por si
Se pratica exercício, sabe que uma lesão é tão comum como perder, de vez em quando, contra outra equipa. Uma pequena ajuda das ligaduras de desporto Hansaplast vão ajudá-lo com estes percalços - e prevenir lesões futuras.

PORQUÊ LIGADURAS?

Quer seja depois de uma lesão ou para a prevenir, é possível evitar ou aliviar dores nas articulações ou lesões, ao utilizar compressas ou ligaduras para suporte ou estabilização. Estes produtos protegem e suportam articulações propicias a lesões de forma segura e sem o risco de efeitos laterais. As compressas oferecem vários grãos de compressão e estabilização, o que providencia suporte para quaisquer articulações. Estes produtos podem, também, contribuir para o processo de cura pós lesão. Para além disto, os seus atributos de compressão irão melhorar o metabolismo, o que ajuda a reduzir o inchaço e a aliviar a rigidez dos tecidos mais depressa.

Ligaduras e compressas podem

  • Estabilizar após a lesão aguda e dar proteção e apoio
    na fase de cura
  • Ajudar com a dor crônica (tal como nos casos das articulações, como o tornozelo)
  • Melhorar a cura através da compressão do tecido

O companheiro dos atletas: Compressas estabilizam e suportam as articulações

Existem uma série de desportos que utilizam as ligaduras para prevenir as lesões. Especialmente em desportos associados a entorses nos tornozelos, como no basquetebol, futebol ou voleibol, ligaduras adesivas são muitas vezes utilizadas para ajudar os atletas a recuperar de entorses nos ligamentos do tornozelo ou para ajudar a prevenir futuras lesões.

LIGADURAS PODEM AJUDAR
OS ATLETAS A RECUPERAR E
A PREVENIR FUTURAS LESÕES
Utilizar ligaduras é importante para prevenir lesões nas articulações, especialmente nos tornozelos e mãos. As ligaduras também são essenciais nas fases iniciais de tratamento de lesões e reabilitação, porque ajudam a prevenir futuras lesões quando os atletas voltam aos seus treinos.


Proteja as suas mãos e dedos

Dedos e articulações sensíveis precisam de protecção
Parar e apanhar bolas, bater em bolas com força, passar e bloquear, são acções que podem levar a lesões, a não ser que os dedos e mãos estejam suficientemente estabilizados. Hansaplast Ligadura para Desporto é ideal para estes casos: suporta as articulações e tendões, minimiza os movimentos dolorosos e em excesso e promove a recuperação das lesões no desporto. A Ligadura de Desporto existe em vários tamanhos e larguras para o melhor encaixe. Adere facilmente e providencia protecção para as articulações dos seus dedos e mãos enquanto pratica desporto como andebol ou voleibol.

LIGADURAS: PERGUNTAS E RESPOSTAS

POSSO POR A LIGADURA A MIM MESMO?

01

No inicio não, pois a parte mais importante ao colocar a ligadura é a técnica. Um profissional médico irá ponderar cuidadosamente e saberá como colocar a ligadura na articulação lesada. Ele irá garantir que a ligadura está bem posicionada e colocada, irá ajustar a tensão e direcção de acordo com as suas necessidades e condições. Ele irá, também, encontrar o grau certo de compressão e saber quanta mobilidade a ligadura tem de permitir
Todos estes factores têm de ser considerados para uma aplicação correcta, portanto deve sempre ir a um médico para ver como aplicar a ligadura.
O QUE SÃO AS LIGADURAS KINESIO?
As ligaduras kinesio com tecido elástico especial são utilizadas pelo mundo inteiro para lesões no desporto. Baseadas na teoria de que, ao ajustar a tensão da sua pele com a ligadura, o seu músculo, circulação e função linfática irão melhorar. A teoria é original do Japão e tornou-se mundialmente popular depois dos seus atletas as utilizarem nos jogos Olímpicos de 2008 em Beijing. Ligaduras elásticas especiais para o desporto são utilizadas em diversas áreas de prevenção, reabilitação e lesões musculares e, supostamente, providenciam suporte para as articulações, músculos tensos e alívio de dor. A sua popularidade no mundo do desporto deve-se á mobilidade que estas providenciam, bastante superior às ligaduras normais. Estas ligaduras são feitas para recriar as próprias propriedades da pele desde a adesão própria ao material elástico à prova de água e respirável, permitindo muitos mais movimentos e a sua utilização durante vários dias. Ligaduras especiais para desporto também estão a ser muito utilizadas em casos médicos, por exemplo para tratar linfedemas, um bloqueio no sistema linfático que gera inchaço.

02

ALGUMAS DICAS EXTRA

01

1. Deixe para quem sabe
Se sofreu alguma lesão e é-lhe indicado um fisioterapeuta, deixe-o/a mostrar como se deve colocar uma ligadura.
2. Arrefeça depois da dor
Se tiver alguma contusão, músculo estendido ou entorse deve, imediatamente, aplicar frio intenso. Siga o método RICER. Produtos de arrefecimento providenciam frio efectivo, aliviando a dor e ajudando a prevenir o inchaço. Estes também ajudam no processo de cura.

02


DICAS DOS PERITOS

Como prevenir lesões no desporto?

Dr. Gerd Müller, expert e especialista ortopédico
Pode estabilizar e suportar as articulações com a ajuda de compressas
“Os músculos devem ser aquecidos e alongados antes de cada exercício. Se sabe que alguma parte do corpo irá sofrer algum tipo de tensão, ligaduras ou compressas podem ser utilizadas como suporte. Também é importante fazer exercício regularmente e evoluir gradualmente. Explore com calma os seus limites e vá, devagar, aumentado as suas cargas.”
Frio vai ajudar!
No caso de uma lesão aguda, um arrefecimento adequado deve ser aplicado nas áreas afectadas, imediatamente. O arrefecimento vai, com segurança, aliviar a dor e ajudar a reduzir o inchaço se aplicado na zona específica.

Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima substituem os conselhos médicos. Importante: consulte um profissional de saúde em caso de uma lesão ou se suspeitar do uso excessivo das articulações ou uma condição médica, como uma fratura. Consulte um médico em casos agudos, quando a condição é acompanhada de vermelhidão, inchaço ou hipertermia das articulações, problemas prolongados nas articulações ou dor severa e/ou estão associados a sintomas neurológicos (como por exemplo, dormência, formigueiro, ou se a dor se irradia para a perna(s)).

Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para Hansaplast.pt@Beiersdorf.com. Leia atentamente as instruções de utilização nas embalagens dos produtos.

Hansaplast - Como colocar uma ligadura

Dores ou lesões devem estar definitivamente controladas quando pratica exercício: descubra o que as compressas e ligaduras podem fazer por si