Os 5 mitos
mais comuns sobre
dores nas costas

Verdadeiro ou falso? Não acredite em tudo o que ouve sobre dores nas costas. Muito menos sobre ter de as aguentar!

01 “NÃO HÁ NADA A FAZER
QUANTO ÀS DORES NAS COSTAS.”

Pode sim senhor. Obviamente que cada caso de dores nas costas precisa de soluções particulares. Mas existem inúmeras formas e recursos que ajudam qualquer pessoa que sofra com dores nas costas, que queira ser mais proactivo e ver-se livre da dor e da sua origem. Exercício moderado, alongamento das costas e outros métodos, ajudam na maior parte dos casos a ver-se livre da dor. Quanto mais cedo voltar a fazer exercício e actividades diárias, melhor. Se isto não ajudar, fale com o seu médico. Ficar com dores durante muito tempo pode tirar-lhe muita energia, ser muito stressante e ter efeitos negativos no seu bem-estar psicológico e sistema imunitário. Quanto mais cedo largar a ideia de que as dores nas costas são um problema que tem de aceitar, melhor.

02 "QUANDO SENTIR DORES NAS COSTAS, DEVO
DEITAR-ME E DESCANSAR ATÉ AS DORES PASSAREM."

Na fase mais aguda de dores nas costas, descansar pode ser muito útil para acalmar a dor. No entanto, esta fase dura apenas uns dias. A longo prazo, o que ajuda a acelerar o tratamento é fazer actividade e prevenir o reaparecimento da dor ao ajustar os seus músculos das costas e abdominais. Fale com o seu médico sobre as actividades mais adequadas para si e para a sua condição.

03 “SOU UMA PESSOA ACTIVA,
NUNCA VOU TER DORES NAS COSTAS.”

Infelizmente isto não é verdade. Mesmo com exercício não existe garantia. Até as pessoas que fazem mais exercício podem sofrer ocasionalmente com dores nas costas. Mas, se estiver em forma, as dores nas costas vão ser muito menos intensas e frequentes. Se as dores surgirem frequentemente, deve ir a um médico especialista. Normalmente, para previr dores nas costas, é recomendado manter-se num programa de exercícios que inclua treino de fortalecimento e alongamento de todos os grupos musculares.


04 “NÃO POSSO FAZER A MINHA
ACTIVIDADE PREFERIDA.”

Falso. Felizmente, a maior parte das dores na parte de baixo das costas não são problemas crónicos mas sim temporários. É tudo uma questão de tempo até que passem. Seja proactivo sobre o assunto! Quanto mais cedo voltar à actividade, mais cedo se vai sentir melhor.


05 “DEVO ESTAR SEMPRE SENTADO MUITO DIREITO,
PARA FICAR BEM.”

Errado. Ao estar sempre muito direito na sua cadeira vai apenas utilizar um grupo específico de músculos. Sentar-se de forma dinâmica (por exemplo, alterando a sua posição na cadeira) é a forma certa para prevenir dores na zona de baixo das costas.
Leia, também, o nosso artigo sobre o Conforto no Escritório.
Seja proactivo com as suas costas! Se for proactivo em relação as suas dores nas costas e seguir uma rotina que inclua exercícios de flexibilidade pode contribuir muito positivamente para se livrar da sua dor nas costas, fortalecendo as suas costas e fugindo à possível origem das dores. Poderá também falar com o seu médico sobre qual a melhor rotina para si e o que mais pode fazer se achar que o stress ou outros factores psicológicos contribuem para as suas dores nas costas.

Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima substituem os conselhos médicos. Importante: consulte um profissional de saúde em caso de uma lesão ou se suspeitar do uso excessivo das articulações ou uma condição médica, como uma fratura. Consulte um médico em casos agudos, quando a condição é acompanhada de vermelhidão, inchaço ou hipertermia das articulações, problemas prolongados nas articulações ou dor severa e/ou estão associados a sintomas neurológicos (como por exemplo, dormência, formigueiro, ou se a dor se irradia para a perna(s)). Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para Hansaplast.pt@Beiersdorf.com. Leia atentamente as instruções de utilização nas embalagens dos produtos.

Hansaplast - Os 5 mitos mais comuns sobre dores nas costas

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