Levantar pesos?
Claro que sim!

Quem diz que se vai magoar nas costas ao levantar pesos? Não vai - se fortalecer as suas costas

NÃO EXISTE ALGO COMO “MAU” LEVANTAR DE PESOS

Todos nós sabemos daquelas situações do dia-a-dia em que temos de levantar objectos pesados ou ajudar alguém a transportar algo pesado como caixas, pegar numa criança durante um tempo, levar mobília pesada, etc. Mas levantar pesos pode magoar as suas costas. É importante perceber que isto não é devido a uma “má técnica” de levantamento. Porque é que levantar uma caixa deve ser mais difícil do que levantar pesos no seu ginásio?
Levantar pesos não precisa de ser um problema para as suas costas

A parte importante é saber que o seu corpo irá dizer-lhe quais os seus limites e até onde vai conseguir cooperar. Para além disso, não existe uma forma certa ou errada para o fazer. Naturalmente, o seu corpo irá utilizar a lógica e a forma mais natural quando precisar de levantar algo pesado.

Deve, sim, preocupar-se e trabalhar em fortalecer as suas costas! Magoar-se nas costas ou criar tensão nas mesmas só vai acontecer se os seus movimentos não tiverem prática ou se as suas costas estiverem destreinadas.


COSTAS SAUDÁVEIS: DICAS PARA LEVANTAMENTOS

A melhor coisa que pode fazer pelas suas costas é fortalecê-las através de exercício regular.
Ser razoável no que toca a levantar pesos também o vai ajudar:

1. Pense antes de levantar grandes pesos. Saber o que está a fazer e para onde tem de ir vai prevenir que faça movimentos estranhos enquanto carrega algo pesado. Liberte o seu caminho e, se for transportar algo pesado com outra pessoa, tenha a certeza que os dois vão seguir o mesmo plano e direcção.

PREVINA MOVIMENTOS REPENTINOS E ESTRANHOS PLANEANDO ANTES2. Teste a carga: Uma situação clássica em que dá um jeito no músculo das costas - quando vai pegar numa caixa que pensa estar vazia mas tem livros ou CD’s. Para descobrir quão pesado o objecto é, pode tentar movê-lo com o seu pé primeiro ou tentar levantá-lo com cuidada apenas um centímetro antes de realmente o levantar. Se for demasiado pesado para si, não tente provar que o consegue fazer - peça ajuda.

Pense antes e tente evitar movimentos estranhos
Veja o levantar de pesos como um exercício
3. Vista-se a rigor: Vestir roupas justas pode dificultar certos movimentos como dobrar os joelhos, especialmente ao levantar objectos. Experimente utilizar roupa mais larga quando vai fazer estas tarefas.

TALVEZ QUEIRA REDUZIR…

Se não for um campeão dos levantamentos e se achar que as suas costas não estão preparadas para o desafio, tente reduzir…

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O peso do objecto. Se a suas costas não estão devidamente equipadas para o levantamento da carga, divida o objecto em porções mais pequenas.

A duração das suas actividades de levantamento de pesos. É mais fácil magoar-se quando está cansado.

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A velocidade com que levanta pesos. Não é nenhuma corrida e não vai ganhar nenhuma medalha.
A distância em que vai estar a carregar a carga. Garanta que o seu caminho está livre de obstáculos.

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OUCH! DÓI-ME AS COSTAS

Lembre-se que dor não faz mal.

É tarde de mais e já lhe dói as costas? Não se preocupe, dor não faz mal - as suas costas não vão ficar “esgotadas” por isso e a sua recuperação é, normalmente, rápida - isto é, se não tiver feito nenhuma lesão ou dano mais sério. Se não tiver a certeza da causa da sua dor nas costas ou se a dor persistir por uns dias, vá a um médico. Esteja também atendo a qualquer dor que se estenda até às pernas. (Veja também a nossa Secção para Ajuda Rápida para Dores nas Costas..)

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Aplique calor na área afectada: Se não ficar inchado ou sentir que a dor tem causas mecânicas, pode tentar aplicar calor na zona afectada. O calor é bom e ajuda-o a aliviar tensão muscular principalmente em casos de nós nos músculos ou tensão. Experimente aplicar Hansaplast Emplastro Térmico na zona afectada, isto vai providenciar calor intenso e continuo ao mesmo tempo que bloqueia a transmissão de dor.
A temperatura ajuda: Pode tentar arrefecer a zona afectada com Pack Frio (o gelo é um método natural para aliviar a dor e funciona no caso de inchaços ou altos). Coloque-o na zona dorida. Se sentir que isto ajuda, deixe-o ficar não mais de 10 minutos a cada hora. Vá a um médico caso suspeite que a zona esteja inflamada.

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No caso de dúvida, vá sempre a um médico...
A não ser que seja um médico, não vai conseguir identificar de onde vem a sua dor nas costas. Os nós nos músculos são aliviados com CALOR e, pelo contrário, o FRIO vai ajudar a reduzir os sintomas agudos de dores provenientes de inflamações, altos ou inchaços. Veja o que pode ajudar no seu caso e vá a um médico para um diagnostico e tratamento mais profundos.

5 REGRAS DE OURO QUE O VÃO AJUDAR
A PREVENIR AS DORES NAS COSTAS

A melhor forma para tratar da sua coluna e costas é prevenir lesões e tensões em vez de lidar com elas depois de as ter. 
Portanto, é importante incorporar algumas destas dicas no seu dia-a-dia:

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3. Andar é a solução: Andar ajuda-o a manter as suas costas saudáveis ao condicionar o seu corpo todo. O seu ritmo natural de contração e relaxamento de tensões, fortalece os músculos que mantêm a sua postura. Um passeio ao ar livre também pode ajudar o seu corpo a libertar endorfinas, hormonas que reprimem a dor. Experimente andar ou outro exercício aeróbico durante 20 minutos, todos os dias, três dias por semana. Natação, ciclismo, corrida, ioga ou pilates ajudam muito também.

4. Dormir com um bom apoio: O seu colchão deve providenciar um suporte adequado, ser direito e não vergar. Uma cama perde muito da sua firmeza com o passar dos anos. Um colchão é como um par de sapatos, podem servir durante uns tempos mas ficam desgastados com o passar do tempo. Invista num bom colchão. Dureza média é melhor do que muito dura. Mas experimente o que é melhor para si antes de comprar, mais mole ou duro conforme preferir. Uma boa forma de perceber quando dorme melhor, é quando dorme numa boa cama de hotel.

5. O tabu do tabaco: Pode não querer ouvir isto mas, fumar não só faz mal a sua saúde em geral como à saúde das suas costas - acelera o envelhecimento da sua coluna. Experimente deixar este hábito o quanto antes se sofrer de problemas nas costas.

1. Esteja mais direito: Para melhorar a sua postura, faça alguns exercícios, como por exemplo: Encoste-se a uma parede ou sente-se numa cadeira da sala de jantar, garanta que os seus ombros e nádegas tocam na parede ou na cadeira. Coloque o seu braço no espaço entre a zona baixa das suas costas e a parede ou cadeira, mova a anca de forma a eliminar o espaço extra. Mantenha-se nesta posição durante 20 segundos enquanto olha para um espelho e decora a sua postura. Faça esse exercício uma vez por dia durante três semanas para garantir que mantém o hábito de ter uma boa postura. Depois de umas semanas a fazer este exercício, vai ver que a sua postura irá melhorar.

2. O espreguiçar matinal: Se sente que está rígido quando acorda, pode começar o seu dia por se alongar na cama. Antes de se levantar, estique os braços por cima da cabeça e, suavemente, puxe os seus joelhos até ao seu peito, um de cada vez. Quando estiver pronto para se sentar, vire-se para o lado da cama por onde vai sair e utilize o seu braço para o suportar. Ponha as suas mãos nas suas nádegas e, gentilmente, encoste-se para trás para esticar a sua coluna.

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Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima substituem os conselhos médicos. Importante: consulte um profissional de saúde em caso de uma lesão ou se suspeitar do uso excessivo das articulações ou uma condição médica, como uma fratura. Consulte um médico em casos agudos, quando a condição é acompanhada de vermelhidão, inchaço ou hipertermia das articulações, problemas prolongados nas articulações ou dor severa e/ou estão associados a sintomas neurológicos (como por exemplo, dormência, formigueiro, ou se a dor se irradia para a perna(s)).

Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para Hansaplast.pt@Beiersdorf.com. Leia atentamente as instruções de utilização nas embalagens dos produtos.