Conforto no escritório

Como ficar mais confortável sentado no escritório das 9 as 17
Trabalha num escritório e fica, pelo menos, 40 horas semanais sentado à frente do computador? Sente os nós nos seus ombros e pescoço, tem dores nas parte de baixo das costas? Não se preocupe. Isto não significa que está a ficar com danos no corpo ou que está “esgotado” com o trabalho.

OS DETALHES PODEM FAZER TODA A DIFERENÇA

A maioria das pessoas que trabalha em escritórios vai experienciar de vez em quando dores nas costas ou pescoço. Normalmente, as dores não provêm de nenhum problema grave e desaparecem em dias ou semanas. Isto acontece porque os músculos que não são fisicamente desafiados podem encolher, ficar mais fracos ou ficar tensos ou com cãibras. Isto é natural quando fica muito tempo sentado à secretária, mas é facilmente evitado se for proactivo com a sua saúde e fitness.

Não culpe a sua cadeira no escritório

O que muitas pessoas não sabem: o seu ambiente de trabalho(seja na posição do seu computador, na altura da sua secretária ou na forma ergonómica da sua cadeira) tem apenas uma pequena influência na forma como o seu corpo reage. Portanto não culpe a sua cadeira. Não deve ser culpa dela, deve ser sua!
É, obviamente, uma boa ideia fazer do seu ambiente de trabalho o mais confortável possível. Mas o que realmente faz a diferença no que toca à prevenção de dores nas costas, pescoço e ombros é utilizar o seu próprio potencial para fortalecer os seus músculos. Faça exercício para contrabalançar os momentos parados dos seus músculos. Para além disto, tenha atenção aos factores de stresse psicológico e tente evitá-los. Factores como o stress ou carga excessiva de responsabilidades podem contribuir bastante para a sua tensão corporal. Se sentir tensões ou dores, tenha atenção a si mesmo e identifique quando é que elas aparecem.

Poderá descobrir que se estiver a fazer uma actividade que seja mais interessante e emocionante para si vai, provavelmente, sentir menos dor - ao contrário de momentos de grande stresse ou descontentamento, pessoal ou profissional, em que as dores podem aumentar.

O segredo é perceber: o que pode fazer para ser mais proactivo na prevenção da dor? Aqui pode descobrir algumas dicas.


EVITAR DOR NAS COSTAS E TENSÃO NO PESCOÇO E OMBROS

Zero hipóteses para tensão e entorses ocasionais

Descubra o que impulsiona a sua tensão, qual é o seu papel e o que pode fazer para o reduzir(stresse, conflitos no trabalho, problemas pessoais).
Muitas dores de costas estão relacionadas com stress e tensão psicológica.

Faça exercício físico para contrabalançar o seu trabalho mais parado: tente praticar exercício físico pelo menos três vezes por semana. Experimente correr, ir ao ginásio ou fazer ginástica. Isto vai alongar e fortalecer os seus músculos enquanto liberta o stresse da sua cabeça.
Lembre-se que desafiar o seu corpo e activar os seus músculos é a chave para prevenir tensão muscular e dores nas costas.

Tente sentar-se da forma mais activa possível: vá mudando de posição, levante-se regularmente e alongue-se.

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Num ambiente de escritório, aproveite qualquer oportunidade para se mexer: utilize escadas em vez de elevador. Nas pausas do almoço vá dar um passeio.

Tente fugir à rotina se estiver preso a alguma.

Se estiver stressado, experimente técnicas de relaxamento(como a respiração do ioga) que pode fazer sentado à secretária.

Não tem tempo para ir ao ginásio? Experimente alguns dos exercícios simples que temos na nossa biblioteca de vídeos especialmente pensados para quem trabalha em escritórios. 

 

MEXA-SE! Se estiver muito tempo sentado à secretária, vá mudando de posição, levante-se e ande ou faça algum exercício para descansar as suas costas de hora em hora. Aproveite todas as oportunidades para se mexer e escolha as escadas em vez do elevador. Pode encontrar alguns exercícios simples que temos na nossa biblioteca de vídeos especialmente pensados para quem trabalha em escritórios. 

E SE A DOR DE COSTAS APARECER?

O que fazer?

Uma lista simples do que pode ou não fazer vai ajudá-lo a lidar com a dor nas costas e a continuar com a sua vida.
O QUE FAZER
Continue activo o máximo tempo possível. Vá ao seu médico se estiver preocupado com a dor nas costas ou se a dor persistir ou aumentar.

Fale com o seu médico para saber se pode continuar a trabalhar e, se necessário, fale com o seu chefe para saber o que pode ser feito para o ajudar a continuar a trabalhar no escritório.

Se for preciso, mude o tipo de actividade que lhe causa dor.
Saiba mais sobre dores nas costas. Informe-se e esteja atento ao seu corpo. Se achar necessário, fale com um médico, fisioterapeuta ou quiropráctico.
O QUE NÃO FAZER
Não fique na cama à espera que a dor passe. No passado era aconselhado descansar em resposta à dor nas costas mas alguns testes provam que não ajuda na recuperação. Quanto mais cedo se mexer, melhor.
Não se preocupe. Dores nas costas são raramente problemas graves e preocupar-se demasiado só atrasa a sua recuperação.
Não evite actividades de forma a evitar a dor.

FAÇA UM TRATAMENTO COM CALOR

Relaxe o seu pescoço e ombros

Já é demasiado tarde para quaisquer ajustes quando a parte de baixo das suas costas já doem ou já sente os nós nos ombros, pescoço ou costas depois de um dia de stresse e muito trabalho ao computador? Experimente Hansaplast Penso Térmico Activo para começar a relaxar esses músculos.
O calor melhora a circulação do sangue, relaxa os tecidos e ajuda na sua mobilidade.
Aplique Hansaplast Emplastro Térmico que providencia um calor intenso contínuo enquanto bloqueia os transmissores de dor.

Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima substituem os conselhos médicos. Importante: consulte um profissional de saúde em caso de uma lesão ou se suspeitar do uso excessivo das articulações ou uma condição médica, como uma fratura. Consulte um médico em casos agudos, quando a condição é acompanhada de vermelhidão, inchaço ou hipertermia das articulações, problemas prolongados nas articulações ou dor severa e/ou estão associados a sintomas neurológicos (como por exemplo, dormência, formigueiro, ou se a dor se irradia para a perna(s)).
Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para Hansaplast.pt@Beiersdorf.com. Leia atentamente as instruções de utilização nas embalagens dos produtos.

Hansaplast - Conforto no escritório

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