Cortes e Arranhões

Cortou-se ou fez um arranhão? Saiba como tratar correctamente a pele.

SOBRE

Felizmente, as lesões mais comuns do quotidiano são pequenas feridas que podem ser facilmente tratadas com um penso adesivo.
Se se cortou ao cortar legumes, arranhou a pele ao coçar ou caiu de mãos - um penso adesivo vai cuidar dos pequeno ferimentos e ajudá-los a cicatrizar melhor.

Que tipo de ferida é?

Corte com limites de ferida deiscentes; © Hansaplast
Arranhão ou raspão que se estendeu até às terminações nervosas;
© Hansaplast
Cortes: um corte é uma área de pele cortada que tenha sido penetrada com algo afiado, tal como uma faca, uma pequena ferramenta ou a ponta de uma folha de papel (os cortes de papel também são dolorosos). A ferida, muitas vezes, sangra e tem limites ligeiramente deiscentes.

OS ARRANHÕES PODEM DOER DEVIDO A TODAS AS TERMINAÇÕES NERVOSAS QUE TEMOS DEBAIXO DA PELE

Arranhões ou raspões: são geralmente inofensivos e ocorrem nas camadas superiores da pele. Acontecem depois de cair sobre os joelhos, as mãos ou os cotovelos, ou sobre uma superfície áspera, com um pouco de pele posteriormente a sair. Os arranhões podem ser dolorosos se a lesão se estender às terminações nervosas finas subjacentes à pele.


TRATAMENTO

Como tratar pequenas feridas, como um corte ou arranhão

Passo 1

Lembre-se de lavar as mãos cuidadosamente antes de tratar uma ferida. Qualquer ruptura na pele pode ser susceptível a bactérias.

Passo 2

Limpe a ferida com cuidado, limpando as impurezas e as poeiras. Utilize um pano de algodão limpo com Hansaplast Penso em Spray ou lave com água fria e depois seque a área antes de aplicar um curativo limpo.
Não remova objectos incorporados, deixe para a equipa médica. Geralmente, recomenda-se desinfectar a ferida ou abrasão.

Passo 3

Em qualquer caso, proteja o corte ou arranhão com um penso adesivo. Um penso irá proteger a área lesionada de fricção, bactérias e infeção e vai absorver o líquido da ferida e criar condições para que a mesma possa cicatrizar sem ser perturbada. Dica: os Pensos Especiais Hansaplast como o de Cicatrização Rápida já contêm prata antibacteriana na compressa que irá reduzir o risco de infecção.


Alguns passos simples para o tratamento de feridas:

01

Certifique-se que lava as mãos antes de aplicar pensos ou curativos ou use luvas cirúrgicas descartáveis - irão reduzir o risco de infecção.

Uma pequena ferida pára rapidamente de sangrar.
Se isso não acontecer, aplique um pouco de pressão no local com uma compressa anti-aderente até que pare.

02

03

Se o sangramento continuar, aplique mais compressas, mantenha a pressão sobre a ferida e consulte um médico.

Limpe a ferida com cuidado, retire todas as impurezas e poeiras. Use uma compressa de algodão limpa e pulverizada com Hansaplast em Spray ou lave com água fria. De seguida, seque a área antes de aplicar um curativo limpo. Não remova objectos incorporados, deixe isso para a equipa médica. Se há algo embutido na pele, não tente remover. Deve ser removido por um profissional.

04

05

Desinfecte, em seguida, cubra a área danificada com um curativo adequado, como uma compressa ou um penso adesivo.
Mantenha todos os cortes limpos e mude o penso regularmente.

06


Dica do Especialista

Carsten Hartkopf, Research & Development, Beiersdorf AG
Hansaplast Cicatrização Rápida irá criar as condições húmidas ideais de cicatrização

"Sabia que pode acelerar a cicatrização de feridas? Use um penso especial que crie as condições óptimas para a cicatrização húmida da ferida, o que irá acelerar a cicatrização até 50% e reduzir o risco de cicatrizes. Experimente Hansaplast Cicatrização Rápida para resultados avançados.

“AO USAR PENSOS ESPECIAIS, COMO O PENSO CICATRIZAÇÃO RÁPIDA, IRÁ ACELERAR A CICATRIZAÇÃO ATÉ 50%”

A sua tecnologia avançada de poliuretano garante a cicatrização húmida de feridas, criando as condições óptimas de cicatrização e, para além disto, o material flexível, respirável e impermeável também garante uma excelente tolerabilidade com a pele.
Estudos clínicos mostram que este penso dará excelentes resultados cosméticos."

*Wigger-Alberti W. et al. J Wound Care
2009 Mar; 18 (3) p. 123-28, 131


SAIBA COMO FAZER O CURATIVO

NÃO É MELHOR DEIXAR AS PEQUENAS FERIDAS SECAREM AO AR FRESCO, EM VEZ DE COLOCAR UM PENSO?

01

Não. É um mito dizer que manter pequenas feridas, cortes e arranhões a descoberto os ajuda a cicatrizar mais rapidamente. A pesquisa mostra que as feridas cobertas curam de forma mais eficiente e têm menor risco de infecção. Os produtos Hansaplast fornecem protecção segura até que a ferida esteja completamente cicatrizada. (Veja também: Cicatrização de feridas húmidas e Tecnologia de Prata)
QUANDO DEVO CONSULTAR O MÉDICO?

Recomendamos entrar em contacto com um médico nas seguintes circunstâncias:

  • se a ferida é profunda e provoca hemorragia grave.
  • se a ferida apresenta sinais de infecção, tais como vermelhidão, calor, dor e inchaço.
  • se a ferida tem incorporados objectos estranhos.
  • em caso de mordida animal ou humana ou em caso de contacto com sangue de animais.
  • se a ferida é na área do rosto.
  • se existir uma vacinação antitetano insuficiente

 e, claro, sempre que tiver dúvidas ou incertezas.

02

COM QUE FREQUÊNCIA DEVO MUDAR O PENSO?

03

Geralmente, os curativos e os pensos deve ser trocados diariamente por razões de higiene. Se usar um penso especial, como o Hansaplast Cicatrização Rápida que fornece à ferida condições húmidas de cicatrização, recomenda-se deixá-lo no local até dois dias ou mais, a fim de não interromper o processo de cicatrização.
ACHO QUE A MINHA FERIDA INFECTOU E TEM PUS - O QUE DEVO FAZER?

Contacte um médico, assim que reconheça sinais de infecção. Os sintomas incluem não só a ocorrência de pus, mas também sintomas como inchaço, vermelhidão, calor, dor ou prurido. Em caso de infecção da ferida irá precisar de cuidados médicos e de tratamento médico especial.

04

GUIA DOS PENSOS - OS ESPECIALISTAS

Usar o penso correcto pode ser muito importante para o seu conforto e acelerar a cicatrização. Descubra qual o penso adesivo ideal para si.

01

Os especialistas à prova de água
Hansaplast Aqua Protect, bem como os pensos Cicatrização Rápida são impermeáveis e não vão sair quando lavar ou tomar banho. Todos os pensos Hansaplast Universal, bem como os Júnior são resistentes à água.

Os especialistas elásticos
Veja os produtos Hansaplast Elastic: estes pensos são feitos de um material especialmente flexível e respirável, que os torna especialmente adequados para as articulações e partes do corpo móveis; mesmo para lesões maiores nos joelhos, pois têm vários tamanhos.

02

03

O especialista dos dedos
Hansaplast Pensos para Dedos -
Extra longos para adirem perfeitamente nos dedos.

O especialista dos sensíveis
Se tem a pele muito sensível, recomendamos usar Hansaplast Protecção Sensível. Estes pensos são especialmente desenvolvidos para a pele sensível e muito sensível. São amigos da pele e hipoalergénicos.

04

05

O especialista anti-séptico
Procura proteger a ferida de impurezas, bem como de infecções? Experimente o penso que vem com pomadas anti-sépticas ou a Tecnologia de Prata como anti-séptico (como por exemplo, o Sensitive com Prata), desenvolvidos para ajudar a evitar infecções ainda mais eficazmente. Recomenda-se a limpeza adicional e a desinfecção antes de aplicar o penso.

SOLUÇÕES

Pode experimentar estes produtos:

Proteja sempre a ferida. Certifique-se que tem diferentes pensos e compressas de vários tamanhos disponíveis, para ter sempre os pensos adequados para cada necessidade específica do corpo. Algumas sugestões da gama Hansaplast:

cortes-arranhoes


PREVENÇÃO

Dicas

01

Ao usar ferramentas afiadas, tenha especial cuidado e, se necessário, use equipamento de protecção.

Na cozinha, corte os alimentos a uma distância segura e lembre-se que as facas afiadas são na verdade menos perigosas que as outras, pois passam pelo alimento mais suavemente.

02

03

Entregue as tesouras com as pontas afiadas longe da pessoa a quem está a entregar.
Não é possível evitar todos os cortes e arranhões, por isso certifique-se que tem um kit de primeiros socorros abastecido em casa.

04

Não remova as crostas. Imediatamente após um corte ou arranhão o corpo começa a curar a ferida. Os glóbulos brancos atacam as bactérias causadoras de infecção. As células vermelhas do sangue, a fibrina e as plaquetas criam um coágulo sobre a ferida e a crosta forma-se rapidamente. Ao remover a crosta, pode não só reabrir a ferida e introduzir bactérias, como também pode criar uma cicatriz maior.

Consulte sempre um médico se a ferida é profunda, sangra ou apresenta sinais de infecção como vermelhidão, inchaço ou calor.
Procure igualmente ajuda médica, se não for capaz de limpar a ferida correctamente.
No caso de ter diabetes, deve ter especial cuidado com a ferida. Discuta sempre todas as suas preocupações com o seu médico e/ou podólogo, mesmo para o tratamento de pequenas feridas na pele - especialmente nos pés.
 
Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima dadas, substituem os conselhos médicos. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos. Importante: consulte um profissional de saúde em caso de incerteza sobre o correcto tratamento do ferimento.
 
As informações fornecidas através deste site não devem ser usadas para diagnosticar ou tratar um problema de saúde ou doença. Não é um substituto para o cuidado profissional ou aconselhamento. Se tiver ou suspeitar de um problema de saúde, deve consultar o seu médico. Nunca dispense o aconselhamento médico ou demore a procurá-lo, devido a algo que tenha lido neste site.

Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para Hansaplast.pt@Beiersdorf.com. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos.