CICATRIZAÇÃO IDEAL

Saiba como tratar os ferimentos com um curativo ou penso correcto, para evitar danos permanentes na pele e até mesmo cicatrizes.

SOBRE

Uma queda das escadas, um acidente de carro ou uma cirurgia: são muitos os acontecimentos na vida que deixam as suas marcas, com cicatrizes pequenas ou grandes. Quase todas as pessoas têm uma ou até mais cicatrizes para recordar tais situações. As cicatrizes podem não só causar uma dor considerável ou dificultar a mobilidade quando se situam perto das articulações, como também podem reduzir a autoconfiança, principalmente quando localizada em partes visíveis do corpo.

Como se formam as cicatrizes

A cicatrização é um processo natural que acontece quando a própria pele se repara, por exemplo, depois de um corte ou um arranhão (veja também: Ajuda imediata para Cortes e Arranhões).
Elas ocorrem quando a camada exterior da pele, a epiderme, é cortada e a lesão estende-se para a derme. O organismo não é capaz de substituir o tecido destruído da mesma forma.

Ferida fechada com o tecido da pele rosado e vasos recém-formados © Hansaplast
Cicatriz saliente ou hipertrófica; © Hansaplast
Em vez disso, a ferida é "reparada", com tecido conjuntivo: de forma a cicatrizar a ferida ou lesão, o corpo produz uma quantidade maior de colágeno para reparar o tecido da pele danificado. O colágeno serve para "ligar" a pele danificada, ajudando a fechar e a cicatrizar a área.

ASSIM QUE TEM UMA
PEQUENA FERIDA OU ARRANHÃO,
O CORPO IRÁ INICIAR O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO.

Mesmo depois da ferida curar o corpo continua a enviar colágeno directamente, o que resulta em alterações no tamanho e na forma ao longo do tempo. A cicatriz resultante não tem uma boa circulação de sangue, sendo por vezes desigual e menos elástica.
Por vezes, as cicatrizes podem ser salientes (cicatrizes hipertróficas) ou ter uma aparência afundada, dependendo do dano causado nas camadas subjacentes da pele e do tecido. Além disso, são possíveis variações na cor.


TRATAMENTO

A melhor forma de tratar uma ferida e evitar cicatrizes

Deixar feridas descobertas ou usar pensos simples e ligaduras geralmente leva à formação de uma crosta que pode levar às  inestéticas cicatrizes.

Hoje em dia, pode fazer muito para garantir uma recuperação rápida, se sofreu de um pequeno acidente na sua pele - tudo graças às novas tecnologias e conhecimentos médicos. Seja inteligente e faça o melhor destes conhecimentos científicos. Integrámos este conhecimento nos pensos Hansaplast Cicatrização Rápida, para não se preocupar mais com cicatrizes.

Curar feridas de forma avançada - com a cicatrização de feridas húmidas
A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é melhor do que deixar a pele cicatrizar no ar?

1. Irá acelerar a reparação da pele.
2. Irá impedir a formação de crostas.
3. Porque vai manter a ferida flexível.
4. Porque vai reduzir o risco de formação de cicatrizes e garantir uma cicatrização mais bonita.
5. Porque é amiga da pele.

Como é que a Cicatrização Rápida de ferimentos apoia a cicatrização dos mesmos, evita cicatrizes e reduz o seu risco de aparecimento?

Estudos pré-clínicos e clínicos demonstraram que, sob condições de humidade, as feridas podem curar mais rapidamente e a formação de crosta é impedida. Isso ocorre, porque a cicatrização da ferida húmida (ver 5 boas razões para cicatrização de feridas húmidas) promove o crescimento, a migração celular e garante que as proteínas essenciais ficam na ferida. A Cicatrização Rápida é baseada nesta tecnologia avançada que permite o controlo do teor de humidade e temperatura da ferida, e também está disponível com prata para uma acção anti-séptica.

Vários estudos demonstraram que a cicatrização de feridas húmidas ajuda a prevenir cicatrizes e é uma tecnologia de ponta utilizada em hospitais em todo o mundo, ao recriar o ambiente húmido natural de cicatrização que a pele precisa para se reparar.

 

Penso de Cicatrização Rápida com almofada anti-séptica
© Hansaplast

A cicatrização das feridas em ambiente húmido é o tratamento ideal para reparar a pele, porque…

Criar um ambiente de cicatrização húmido para a ferida é fácil: com o Penso de Cicatrização Rápida; © Hansaplast
  • Fornece um ambiente húmido para que não ocorra a formação de crosta, permitindo que as células se movam e dividam mais rápido.
  • Promove uma cicatrização até 50% mais rápida.
  • Melhora o processo de cicatrização total, uma vez que mantém a ferida húmida, a pele flexível e sem dores ao movimentar-se.
  • Está provado que reduz o risco de cicatrizes, levando a um melhor resultado estético após lesões pequenas (mesmo depois de operações menores ou remoção de sinais.)

Estudos Clínicos

A eficácia da Hansaplast Cicatrização Rápida foi comprovada em vários estudos clínicos.

O penso Hansaplast Cicatrização Rápida pode ficar em segurança na pele por dois dias ou mais. Mudar o penso frequentemente interrompe o processo de cicatrização das feridas. Os pensos Cicatrização Rápida Hansaplast foram desenvolvidos para serem confortáveis, pois são respiráveis, impermeáveis e amigos da pele.

Aprenda a diminuir as cicatrizes

Ainda não é possível remover completamente as cicatrizes após a cicatrização, mas existem alguns métodos eficazes para a sua redução, para que se possa sentir mais feliz na sua pele novamente.
Aqui estão algumas coisas que deve saber:
Dica 1
Evite solários e os UV enquanto a cicatriz ainda está fresca. A influência da luz pode afectar o processo de cicatrização e mudar a cor ou a estrutura da pele.
Dica 2
Mantenha a pele danificada macia e suave após a ferida fechar, com a ajuda de hidratantes.
Dica 3
Aplicar Hansaplast med Reductor de Cicatrizes numa cicatriz também vai ajudar. Usado regularmente e de acordo com as instruções, irá reduzir a visibilidade de cicatrizes salientes e vermelhas dentro de oito semanas.

Dica do especialista - Hansaplast med Reductor de Cicatrizes

Carsten Hartkopf, Research & Development
Beiersdorf AG
O Penso Reductor de Cicatrizes remodela o tecido da cicatriz activando a temperatura e a pressão.

Nenhuma cicatriz pode ser completamente removida e os tratamentos deixaram sempre vestígios. No entanto, Hansaplast oferece um produto desenvolvido especificamente para reduzir cicatrizes espessas e avermelhadas, tornando-as menos visíveis. Hansaplast Reductor de Cicatrizes vai reduzir as cicatrizes levantadas e com cor, ao ser aplicado regularmente durante oito semanas. Os pensos estimulam o processo natural de regeneração da pele, criando o ambiente ideal: a temperatura no tecido da cicatriz aumenta. A actividade enzimática e os processos metabólicos são estimulados para activar a reestruturação no tecido da cicatriz. Os Pensos Reductor de Cicatrizes são feitos de poliuretano respirável e amigos da pele.

“Hansaplast Reductor de Cicatrizes também actua em cicatrizes antigas. Experimente!”

"Pode começar o tratamento assim que a cicatrização da ferida está completa. No entanto, as cicatrizes hipertróficas (levantadas) podem ser reduzidas, mesmo sendo muito antigas."

* Klopp R et al. Efeito do tratamento de quatro variantes sobre o estado funcional e cosmética de cicatrizes maduras. Journal of Wound Care 200; 9 (7) p. 319-324.


SOLUÇÕES

Pode experimentar estes produtos:

Felizmente, não é difícil evitar algumas cicatrizes e reduzir outras. Mantenha a ferida coberta e húmida. Hansaplast tem uma gama de pensos especialmente desenvolvidos para si:

cicatrizacao

 


PREVENÇÃO

Não é fácil evitar pequenos ferimentos e arranhões. Manusear mal uma faca de cozinha e antes que perceba já está a sangrar.

Dicas

01

Ao usar ferramentas afiadas, tenha especial cuidado e, se necessário, use equipamento de protecção.

Na cozinha, corte os alimentos a uma distância segura e lembre-se que as facas afiadas são na verdade menos perigosas que as outras, pois passam pelo alimento mais suavemente.

02

03

Entregue as tesouras com as pontas afiadas longe da pessoa a quem está a entregar.

Não é possível evitar todos os cortes e arranhões, por isso certifique-se que tem um kit de primeiros socorros abastecido em casa.

04

Não remova as crostas. Imediatamente após um corte ou arranhão o corpo começa a curar a ferida. Os glóbulos brancos atacam as bactérias causadoras de infecção. As células vermelhas do sangue, a fibrina e as plaquetas criam um coagulo sobre a ferida e a crosta forma-se rapidamente. Ao remover a crosta, pode não só reabrir a ferida e introduzir bactérias, como também pode criar uma cicatriz maior.


Consulte sempre um médico se a ferida é profunda, sangra ou apresenta sinais de infecção como vermelhidão, inchaço ou calor.
Procure igualmente ajuda médica, se não for capaz de limpar a ferida correctamente.
No caso de ter diabetes, deve ter especial cuidado com a ferida. Discuta sempre todas as suas preocupações com o seu médico e/ou podólogo, mesmo para o tratamento de pequenas feridas na pele - especialmente nos pés.
 
Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima dadas, substituem os conselhos médicos. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos. Importante: consulte um profissional de saúde em caso de incerteza sobre o correcto tratamento do ferimento.
 
As informações fornecidas através deste site não devem ser usadas para diagnosticar ou tratar um problema de saúde ou doença. Não é um substituto para o cuidado profissional ou aconselhamento. Se tiver ou suspeitar de um problema de saúde, deve consultar o seu médico. Nunca dispense o aconselhamento médico ou demore a procurá-lo, devido a algo que tenha lido neste site.

Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para Hansaplast.pt@Beiersdorf.com. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos.