Calos nos Pés

Os calos nos Pés podem tornar uma caminhada
num acto doloroso.
Saiba como se ver livre deles!

Sobre

Como se desenvolvem os calos?

A pele é composta por várias camadas. A camada externa, a epiderme, actua como uma barreira protectora das camadas mais profundas e mais sensíveis da pele.

Os calos tendem a aparecer nos dedos, devido à pressão.
Ilustração médica de um calo.

Se a pele é exposta permanentemente à pressão e à fricção, por exemplo, devido a sapatos mal ajustados, ela vai reagir através da construção de uma camada exterior, calejando (veja também: ajuda imediata para a pele seca e calejada). Se a pressão persistir, especialmente num local específico, a pele calejada pode formar um calo com um núcleo duro que atinge as estruturas sensíveis da pele mais profundas e, assim, provocar dor. Este núcleo é muitas vezes chamado de "raiz" do calo.

Os calos podem ser de cor branca/ cinzentos ou amarelos/ castanhos, dependendo do seu tipo de pele. Os sintomas incluem dor e inchaço ao redor do calo e desconforto com pressão directa ao caminhar.

Os calos ocorrem principalmente em cima dos dedos do pé e no lado de fora do quinto dedo, isto é, nas áreas onde existe maior pressão dos sapatos. A forma mais dolorosa do calo é quando este se entrelaça com os nervos da pele.
 
Os calos também podem ocorrer na sola do pé e os chamados calos suaves entre os dedos, onde a pele está húmida devido ao suor ou à secagem inadequada.

 


Tratamento

A primeira medida…

... deve ser sempre parar com a pressão para aliviar a dor: Escolha sapatos bem ajustados ou altere entre sapatos. Proteja o calo com Hansaplast Penso para Calos para diminuir ainda mais a pressão de modo a aliviar a dor e ao mesmo tempo lidar com a remoção do calo, com o seu ingrediente de amolecimento, o ácido salicílico.

Para a remoção convencional e fácil…

... do calo, tudo que precisa é de um penso especial para calos.
Dará alívio imediato da pressão e ao mesmo tempo ajuda a remover o calo com o seu ingrediente eficaz (ácido salicílico).
Passo 1
Aplique um Hansaplast Penso para Calos, colocando o centro do anel de espuma directamente sobre o calo
depois de limpar e secar a área afectada. Deixe-o actuar e substitua o penso dentro de dois dias.
Passo 2

Após quatro dias, o calo já está suave e pode ser removido com sal ou sabão com água quente.
Não tente remover o calo com objectos cortantes como lâminas, etc.

Passo 3
Após a remoção, mantenha a área da pele circundante bem hidratada com cremes especiais para os pés.
Nunca tente remover um calo com um objecto cortante! Consulte um podólogo se o calo não desaparecer ou continuar a ter um núcleo doloroso. Caso sofra de diabetes ou distúrbios circulatórios, use as Almofadas para Calos Hansaplast e consulte o seu podólogo ou médico. Por favor, consulte as instruções de uso do produto e folheto informativo para informações adicionais.

Dica do Especialista

Drª. Maike Kuhlmann, Research & Development, Beiersdorf AG
Ilustração médica de um penso para calos.

Como é que um penso especial para calos funciona e combate-os de forma tão eficiente? Hansaplast Penso para Calos contém um ingrediente activo que amacia o calo: o ácido salicílico no centro do anel de espuma actua ao desprender as células da estrutura do núcelo do calo que o mantém unido.

„Fácil não é? Os nossos pensos especiais lidam com o calo ao suavizar“

A pele do calo e a substância intercelular que detem em conjunto as suas camadas são soltas, levando a um aumento da hidratação e amaciando a área, de modo a que o calo possa ser facilmente removido.

Soluções

Pode experimentar estes produtos:

Produtos especiais irão ajudá-la a lidar com os calos - desde a prevenção à remoção, encontra a solução certa que irá mantê-la a caminhar.

 

calos-nos-pés

Prevenção

A melhor forma de evitar calos é sempre manter os pés em boas condições e usar os sapatos certos. No entanto, os pontos doridos, os calos e a pele calejada são um problema comum e tendem a ocorrer com mais frequência à medida que envelhecemos.

O que pode fazer para prevenir os calos:

01

Escolha sapatos bem ajustados e mude de sapatos com frequência. Calçar diferentes tipos de sapatos vai evitar que a pressão de um sapato, que seja muito apertado, deixe marcas no pé.

Cuide dos seus pés diariamente com cremes especiais hidratantes.

02

03

Como medida preventiva recomendamos Hansaplast Penso Anti-fricção em áreas expostas a muita pressão ou logo que os primeiros sinais de um calo sejam identificados. Hansaplast Penso Anti-fricção vai proteger contra a pressão dolorosa e aliviar a dor de uma vez.

Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para Hansaplast.pt@Beiersdorf.com . Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima dadas, substituem conselhos médicos. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos. Consulte um profissional de saúde se as nossas dicas não ajudarem ou no caso de ter ou suspeitar de uma condição médica.