Adeus, bolhas!

Como livrar-se rapidamente de bolhas
e continuar a caminhar.

Claro que é fantástico passar o dia inteiro nas compras ou a dançar a noite toda - mas às vezes uma dolorosa bolha pode estragar toda a diversão. Vamos dizer-lhe o que pode fazer, para continuar a caminhar.

Sobre

O que é exactamente uma bolha?

Uma bolha é uma área de pele levantada com um líquido aquoso no seu interior. As bolhas formam-se nas mãos e nos pés devido à fricção e à pressão. Pode desenvolver bolhas nos pés ao usar sapatos desconfortáveis ou mal ajustados, por apenas algumas horas.

O local preferido das bolhas: o calcanhar.
Bolha com camada protectora e fluidos.

A pressão contínua ou fricção irão eventualmente conduzir à separação da epiderme (camada exterior da pele) da sua camada inferior da pele, e uma bolha com fluido irá formar-se. Este líquido supostamente deve amortecer a ferida e protegê-la da pressão. Desta forma, uma bolha é uma medida de autoprotecção inteligente do nosso corpo.

„Uma bolha aberta
pode facilmente
infectar.“

A membrana externa das bolhas é uma protecção - contra mais pressão, impurezas ou bactérias. Infelizmente, uma bolha é dolorosa e pode rebentar ao ser exposta a mais pressão e fricção, deixando uma ferida aberta, extremamente dolorosa e fácil de infectar.

Tratamento

A melhor forma de tratar uma bolha…

... é deixá-la intacta. Colocar um penso para bolhas vai ajudar a tratar a bolha sem ocorrer a sua punção. O penso vai fazer três coisas:
1. Ajudar a evitar pressão adicional dos sapatos,
2. Proteger a camada protectora de pele delicada no topo da bolha até que a mesma esteja pronta para drenar por si só e
3. Proteger uma bolha aberta de infecção e de outros factores externos, como a água, impurezas (e bactérias).
Uma bolha requer paciência e existem algumas medidas que pode colocar em prática para evitar a dor e garantir uma rápida cicatrização:

01

Assim que sinta uma bolha a desenvolver-se, aplique um penso Hansaplast SOS Penso para Bolhas é a primeira opção de auto-ajuda. Irá amortecer a área afectada e proteger a bolha aberta de infecção e impurezas. O penso também vai ajudar a tirar a dor induzida pela pressão e acelerar o processo de cicatrização.
Óptimo para bolhas que não estão nos calcanhares ou dedos dos pés (SOS Penso para Bolhas abrange ambas as áreas perfeitamente): Hansaplast Penso Anti-Fricção. Pode ser cortado individualmente para caber na área afectada. Irá amortecer e tirar a pressão. Além disso, se a bolha abrir acidentalmente, qualquer uma destas opções irá proteger a ferida.

02

03

Espere e veja: Não mude o penso, a menos que ele saia por si só. Dê tempo ao pensos para cicatrizarem. Todos os pensos Hansaplast para bolhas com a tecnologia hydrocolloid criam o ambiente ideal de cicatrização húmida da ferida, que permite cicatrizar mais rapidamente. Para não perturbar o processo de cicatrização, deixe o penso no local por vários dias (mude apenas quando ele começar a sair por si só).
Sem auto-cirurgia, por favor! Não fure a bolha. Se a bolha abriu acidentalmente, não retire a camada exterior. Deixe-a sozinha a cicatrizar e cobra-a com um penso para bolhas. Desde que esteja coberta, a ferida está protegida contra a infecção. Uma bolha não deve ser aberta, porque a camada exterior protege contra as infecções.

Dica do Especialista

Drª. Maike Kuhlmann, Research & Development, Beiersdorf AG
Cicatrização húmida de feridas: condição ideal de cicatrização.

"As feridas curam melhor num ambiente húmido. Está clinicamente comprovado que os pensos Hansaplast são desenvolvidos tendo isto em consideração. Num ambiente protegido a bolha vai curar melhor por si só. Uma bolha sem a sua camada protectora da pele permite a entrada de bactérias na ferida, o que é considerado médicamente uma ferida aberta. No entanto, se isso acontecer, deve desinfectar a bolha perfurada (por exemplo, com um spray anti-séptico) e cobri-la com um penso para bolhas. Ele irá proteger a área afectada de uma maior pressão, fricção e outras influências externas nocivas.

„A nossa tecnologia
hydrocolloid cria o ambiente ideal
para que a ferida cicatrize“

Graças à tecnologia hydrocolloid, Hansaplast Pensos para Bolhas criam o ambiente ideal para a ferida cicatrizar. O material hidrocolóide do penso irá ao mesmo tempo levar o supérfluo líquido da ferida e criar uma almofada de gel protectora, que vai manter o seu ambiente húmido e, assim, permitir que a ferida cure rapidamente."

Soluções

Pode experimentar estes produtos:

Produtos especiais irão ajudá-la a lidar com as bolhas - desde um gel de protecção invisível a pensos de diferentes tamanhos.
penso-para-bolhas

Prevenção

Dicas para prevenir a formação de bolhas

01

Aplique creme para os pés regularmente . O creme torna a pele dos pés mais flexível e hidratada, portanto, mais resistente ao desenvolvimento e formação de bolhas.
Hansaplast Penso Anti-fricção protege os pés da dolorosa pressão em todos os tipos de sapatos. O material transparente pode ser cortado em qualquer tamanho e forma desejada. Hansaplast Penso Anti-fricção também pode ser aplicado já com a pele danificada.

02

03

Use sapatos confortáveis que se encaixem correctamente nos pés. Especialmente se sabe que vai andar bastante, dançar a noite toda etc. - a escolha certa dos sapatos pode ajudar a evitar futuras dores. Aconselhamos a compra de sapatos ao final do dia, pois os seus pés vão expandir durante o dia. Ande com os sapatos novos um pouco antes de levá-los para uma maratona de compras ou passear no fim-de-semana.

Vai calçar sapatos novos ou sapatos sem meias? Andar muito? Então seja inteligente e proteja os "pontos quentes" dos seus pés de bolhas, mesmo antes de sair de casa com Hansaplast Penso Anti-fricção.

04

05

A humidade e o couro não são uma boa mistura: Mantenha os pés o mais secos possível. Sapatos molhados, botas e meias irão causar bolhas mais rapidamente do que se estivessem secos. Novamente, pode prevenir potenciais "pontos quentes", faça chuva ou faça sol, com Hansaplast Penso Anti-fricção. Além disso, pode evitar que os pés suem com Hansaplast Silver Active Anti-transpirante.
Trabalhar ou correr? Use meias especiais reforçadas nos dedos do pé ou calcanhares, sem costuras.

06

07

Quando viajar na cidade ou fizer passeios mais longos, esteja preparada com Hansaplast SOS Penso para Bolhas na sua mala. A adesão extra forte de Hansaplast SOS Penso para Bolhas vai proteger e amortecer a bolha e deixar cicatrizar - certifique-se que os seus pés estão a salvo de mais fricção - para que possa continuar a caminhar!

Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para Hansaplast.pt@Beiersdorf.com. Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima dadas, substituem conselhos médicos. Leia atentamente as instruções de utilização das embalagens dos produtos. Consulte um profissional de saúde se as nossas dicas não ajudarem ou no caso de ter ou suspeitar de uma condição médica.