SOS PESCOÇO E OMBROS

Tempos modernos, aflições modernas: dores nas costas, pescoço e ombros afectam muitos dos que trabalham em escritórios. Saiba o que fazer sobre isso.

SOBRE

A dor no pescoço é um problema comum. Está muitas vezes associada com a falta ou a subutilização dos músculos do pescoço (sim, tem músculos aí!). Além disso, o stress e uma situação (fisicamente) monótona no trabalho podem desempenhar também o seu papel.
A dor de pescoço pode ser extremamente dolorosa e irradiar para outras áreas.

Na maioria dos casos, o motivo da dor no pescoço é simples: resulta de grupos musculares sem treino e de tensão, especialmente se estiver muito tempo sentada numa secretária na mesma posição. Factores psicológicos, tais como trabalhar com muito stress e tensão também podem ser factores desencadeadores.
Mesmo os atletas podem sofrer de dor no pescoço, devido a músculos fracos, pois o treino torácico superior não treina o pescoço. Os músculos do pescoço têm de ser especificamente trabalhados!


Dor de pescoço - Quais os sintomas mais comuns?

Os problemas na parte inferior do pescoço podem irradiar para os ombros ou regiões do braço. A dor na região cervical do pescoço pode levar a dores de cabeça ou outros sintomas, tais como tonturas ou até mesmo redução de movimentos.
Músculos do pescoço doridos - um sintoma desagradável.

GESTÃO DA SAÚDE

A terapia de calor é um método simples e eficaz que pode oferecer alívio da dor no pescoço, tensão nos ombros e dor fisíca. Os pensos de calor irão fornecer um calor intenso, duradouro e ficam convenientemente no pescoço e ombros. Pode fazer outras coisas também para aliviar a dor no pescoço e costas.

OS PENSOS DE CALOR LIBERTAM CALOR PARA ALIVIAR A DOR E RELAXAR OS MÚSCULOSA auto-medicação com relaxantes musculares e anti-inflamatórios não deve exceder alguns dias. Se a dor se irradia para o braço inferior por mais do que alguns dias, recomenda-se consultar um médico.

A função de um penso: um penso de liberação de calor vai aliviar a dor.
Já alguém lhe mostrou a melhor forma de exercitar os músculos do pescoço?

PREVENÇÃO

A melhor forma de prevenir a dor na região do pescoço e do ombro é exercitar de modo a fortalecer os músculos - veja a nossa secção de vídeos com exercícios especificamente desenvolvidos. Além disso, se tem de se sentar no escritório o dia todo, tente mudar de hábitos e movimentar-se com frequência. Desta forma, muita dor e tempo dispendido em "tratar" podem ser evitados.

Seja pró-activa na prevenção da dor no pescoço! Algumas dicas.

O que realmente importa na prevenção da dor de pescoço é usar o seu próprio potencial, com o objectivo de fortalecer os músculos.

Exercite-se, de modo de contrabalançar a utilização de grupos musculares no pescoço menos utilizados.

Fique atento ao stress (pressão no trabalho)  e tente evitá-lo. Factores como stress ou demasiado trabalho e responsabilidade podem contribuir muito para a tensão.

Descubra que gatilhos pessoais de tensão (stress, conflitos, etc.) são, que papel desempenham e o que pode fazer para reduzi-los.

OS MÚSCULOS TENSOS SÃO MUITAS VEZES RESULTADO DO STRESSSe trabalha num escritório, use todas as hipóteses que tem e movimente-se, para fazer algum exercício. Vá a pé ou de bicicleta para o escritório, suba e desça escadas... receber oxigénio suficiente também ajuda a relaxar os músculos e prevenir o stress de se acumular nos músculos do pescoço e ombros.

Liberte a tensão no ginásio ou com exercícios.
Receba bastante oxigénio para evitar os músculos tensos.

DICA DO ESPECIALISTA

Dr. Gerd Müller, perito e especialista em ortopedia.

"Quando não usamos os músculos superiores do pescoço e das costas como deviamos, eles enfraquecem e encolhem, outros tornam-se muito apertados.

“SIM, TODOS TEMOS MÚSCULOS NO PESCOÇO E PODEMOS TREINÁ-LOS PARA REDUZIR EFICAZMENTE A DOR NO PESCOÇO.”Depois de um tempo, esta pressão pode manifestar-se em dor e desconforto ao redor do pescoço e na região superior das costas. A aplicação de calor directamente na área afectada pode aliviar a dor, devido ao aumento do fluxo sanguíneo.”

Também pode experimentar exercícios desenvolvidos especificamente para o pescoço, para fortalecer os músculos do pescoço e evitar mais dor.

Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima substituem os conselhos médicos. Importante: consulte um profissional de saúde em caso de uma lesão ou se suspeitar do uso excessivo das articulações ou uma condição médica, como uma fratura. Consulte um médico em casos agudos, quando a condição é acompanhada de vermelhidão, inchaço ou hipertermia das articulações, problemas prolongados nas articulações ou dor severa e/ou estão associados a sintomas neurológicos (como por exemplo, dormência, formigueiro, ou se a dor se irradia para a perna(s)).

Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para Hansaplast.pt@Beiersdorf.com . Leia atentamente as instruções de utilização nas embalagens dos produtos.