SOS COSTAS

A dor nas costas pode aparecer de repente - veja o que pode fazer sobre isso.

SOBRE

A dor nas costas pode aparecer do nada, na maioria dos casos, devido à falta de treino e movimentos nunca antes praticados. Reforçar as costas é a melhor prevenção!

A maioria das dores nas costas é inofensiva e desaparece novamente.

Dor, rigidez ou tensão na parte inferior das costas é algo que a maioria de nós experiência de vez em quando, mas na maioria dos casos desaparece após alguns dias.
A dor nas costas pode ter muitas causas - mas a maioria delas podem ser evitada.
Se tem dor nas costas, é importante saber:
As costas são muito fortes, na verdade, a coluna é uma das partes mais fortes do nosso corpo. Apenas alguns casos são graves - as chamadas "bandeiras vermelhas". Desta forma, se sente dor e o movimento reduzido quando se dobra ou a pegar e a levantar coisas, a causa mais comum é o facto de estar a usar músculos das costas em actividades que não está habituada, como por exemplo, mexer com objectos pesados ou jardinagem.

GESTÃO DA SAÚDE

Como acelerar a recuperação: a dor pode ser intensa, mas possivelmente será de curta duração. Tente algumas simples medidas para aliviar e ajudar a recompor:

Aquecer: Se não existir inchaço e se sentir que a dor tem causas físicas, pode experimentar aplicar calor. O calor ajuda a aliviar a tensão muscular e funciona bem no caso de músculos endurecidos ou com contraturas. Experimente Hansaplast Penso Térmico Activo na área afectada. Irá fornecer um calor intenso e ao mesmo tempo bloquear a transmissão da dor.

Experimente arrefecer a área com uma bolsa de gelo (o gelo é um analgésico natural e funcionará em caso de inchaço ou contraturas). Coloque-o sobre o local dorido. Se achar que ajuda, deixe-a durante dez minutos a cada hora. Consulte um médico se suspeitar de inflamação.

Poderá tomar um medicamento para reduzir a dor, o inchaço e a irritação sem consulta médica. Consulte um médico se os sintomas não melhorarem.

Consulte o seu médico sobre o melhor a fazer e se precisa de descansar ou fazer actividades. Recomenda-se que volte às suas actividades normais o mais rapidamente possível, pois o movimento ajuda os músculos a descontrair e a fortalecerem.

Um penso de calor pode ajudar a aliviar a rigidez
Não descanse muito tempo - é fundamental retomar a sua vida activa.

PREVENÇÃO

Depois de experimentar uma dor lombar, a dor pode voltar se não for pró-activa. Mas há muita coisa que pode fazer para reforçar as suas costas, a longo prazo.
É importante exercitar-se regularmente, porque vai fortalecer as costas e os músculos do estômago.

Para evitar mais problemas:
* Pratique exercício físico regularmente e mantenha as costas e os músculos do estômago fortes.
* Certifique-se que altera as posições ao estar sentado e tente movimentar-se muito quando trabalha numa posição sentada.
* Observe se os factores psicológicos podem ser a causa de sua dor nas costas e aprenda a gerir o stress.

 


Dicas para evitar a tensão nas costas.

01

Poderá sentir dores ao realizar tarefas não habituais (como levantar pesos ou jardinagem), tente treinar o seu corpo e as costas.
Exercício regular. Um estilo de vida sedentário vai contribuir para aumentar as dores nas costas.

02

03

Se se senta à secretária ou ao volante durante muitas horas, tente mover-se para a esquerda e direita ou fazer pausas para fazer alguns alongamentos.


DICA DO ESPECIALISTA

Dr. Gerd Müller, perito e especialista em ortopedia.

“Mesmo com intensa dor lombar, é importante que tente voltar às suas actividades normais o mais rápido possível.

“TENTE REGRESSAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL ÀS SUAS ACTIVIDAS NORMAIS.”O calor ajuda a relaxar a rigidez dos músculos e das articulações; uma bolsa de gelo também pode ajudar, ao reduzir a dor na área irritada.”

Geralmente, o exercício físico é a melhor forma de fortalecer os músculos da região lombar.
Além disso, pode experimentar Ioga e Pilates, pois ajudam a fortalecer os músculos que sustentam a coluna inferior.

Por favor, note que nenhuma das dicas ou recomendações acima substituem os conselhos médicos. Importante: consulte um profissional de saúde em caso de uma lesão ou se suspeitar do uso excessivo das articulações ou uma condição médica, como uma fratura. Consulte um médico em casos agudos, quando a condição é acompanhada de vermelhidão, inchaço ou hipertermia das articulações, problemas prolongados nas articulações ou dor severa e/ou estão associados a sintomas neurológicos (como por exemplo, dormência, formigueiro, ou se a dor se irradia para a perna(s)).

Para mais informações sobre os produtos Hansaplast, entre em contacto via e-mail para Hansaplast.pt@Beiersdorf.com . Leia atentamente as instruções de utilização nas embalagens dos produtos.